Instruções do Exame

CITOLOGIA ONCÓTICA PAPANICOLAOU

Instruções para paciente

Instruções de preparo:

Papanicolaou:
Confeccionar uma lâmina de material ecto endocervical. Seguir rigorosamente a técnica de coleta e enviar dados clínicos. A coleta deve ser feita fora do período menstrual. Abstinência sexual de no mínimo, 48 horas, e não ter usado duchas e nem cremes vaginais.

Coleta de Papanicolaou com uso de Fixador Citológico Spray:
O esfregaço em lâmina deve ser feito sob fina camada de célula, com representação da ectocérvice e da endocérvice, abrangendo a zona de transformação. A qualidade das células do esfregaço é mais importante que a quantidade de células, portanto, devem ser evitados esfregaços espessos e hemorrágicos. Após a coleta, o esfregaço deve ser imediatamente fixado, para que não ocorram artefatos de dessecamento, lembrando que o ar condicionado da sala pode ressecar o esfregaço que não for imediatamente fixado.

A fixação do material através do spray citológico deve ser feita da seguinte forma:
- Segurar a lâmina já com o esfregaço coletado pela extremidade fosca;
- Com uma distância de aproximadamente 15 a 20 cm, aplicar o spray fixador homogeneamente sob toda a superfície da lâmina;
- A lâmina deve ser identificada com as inicias da paciente na parte fosca e colocada em frasco próprio, devidamente identificado com o nome do paciente, idade e nome do médico.


Coleta de Papanicolaou com uso de Álcool 70%:
O esfregaço em lâmina deve ser feito sob fina camada de célula, com representação da ectocérvice e da endocérvice, abrangendo zona de transformação. A qualidade das células do esfregaço é mais importante que a quantidade de células, portanto, deve ser evitado esfregaços espessos e hemorrágicos.

Após a coleta, o esfregaço deve ser imediatamente fixado, para que não ocorra artefatos de dessecamento, lembrando que o ar condicionado da sala pode ressecar o esfregaço que não for imediatamente fixado.

A lâmina deve ser identificada com as inicias da paciente na parte fosca e colocada em frasco próprio, devidamente identificado com o nome do paciente, idade e nome do médico.

Colocar a lâmina já com o esfregaço coletado em frasco próprio (tubete) e imergir em álcool 70%. Tomar cuidado para que o frasco esteja hermeticamente fechado para que não ocorram vazamentos causando apagamento da identificação externa dos frascos.

Meio(s) de coleta: Porta lâmina