CULTURA FUNGOS
Instruções para paciente
INSTRUÇÕES DE COLETA*LESÕES UNGUEAIS: Não deve ser coletado material apenas da borda livre pois não se obtém amostras de qualidade para a análise. É aconselhável não cortar as unhas por pelo menos 3 dias antes da coleta. Se a unha apresentar partes frágeis, descoloridas ou distróficas, deve-se raspar esses locais com auxílio de cureta dermatológica ou oftalmológica. Não fazer limpeza excessiva, realizar a prévia desinfecção com álcool 70% e raspar profundamente a área infectada desde a porção distal até a proximal, sendo que as primeiras escamas coletadas da porção distal devem ser eliminadas, pois são mais contaminadas. Em unhas com lesões subungueais coletar embaixo da unha com um bisturi, cureta dermatológica ou odontológica, entre a unha íntegra e a lesão, se necessário cortar a unha apenas para atingir o local da lesão. Sempre dar preferência a coletar na região proximal da matriz ungueal. Em lesões supraungueais, raspar a parte esbranquiçada aderida à superfície da unha. Em unhas com lesões inflamatórias (onicomicoses com paroníquia), fazer a limpeza com soro fisiológico, enxugar com gaze e coletar o pus com Swab (Stuart). Quando o paciente apresentar lesão em mais de uma unha, coletar individualmente o material de cada lesão. Coletar sempre o máximo possível de material, colocar as amostras em frasco estéril. (Transportar em temperatura ambiente).
*LESÕES PELE: Fazer antissepsia com álcool 70%, em casos de lesões secas. Coletar a amostra sempre nas bordas ativas das lesões, pois é o local onde é possível encontrar maior atividade do fungo. Realizar o raspado com lâmina, bisturi ou cureta dermatológica. Coletar o máximo de escamas epidérmicas possível, sempre escolher a lesão mais recente. Em caso de lesões com pus, limpar com soro fisiológico e coletar com Swab, as lesões vesiculosas devem ser coletadas no teto da vesícula, com o auxílio de agulha descartável e Swab. Amostras de raspado devem ser enviadas em frasco estéril, Amostras úmidas devem ser enviadas em Swab com meio de transporte Stuart. (Transportar em temperatura ambiente).
*PELOS E COURO CABELUDO: Realizar raspado das bordas da lesão, preferencialmente em zonas de alopecia (região sem cabelo/pelo), bem como retirar fios de cabelo com o auxílio de uma pinça (bordas da lesão), colocar a amostra em frasco estéril. Se for observado a presença de nódulos (branco ou escuro) nos pelos, cortar fragmentos do pelo com uma tesoura e colocar no recipiente de coleta. Não utilizar óleos, cremes, tintura, tonalizante, shampoos com substâncias antissépticas ou spray de cabelo antes da coleta. Em pacientes com reação inflamatória presente realizar a limpeza com soro fisiológico ou água destilada estéril, esperar secar e em seguida realizar a coletada secreção com Swab (Stuart). (Transportar em temperatura ambiente).
*REGIÃO VAGINAL: Antes da introdução do espéculo, retirar com gaze estéril a secreção externa. Inserir o espéculo e introduzir o swab, coletar material do fundo do saco e da parede vaginal, colocar em meio de transporte apropriado (Stuart).
*AMOSTRAS DE FEZES: Enviar o material refrigerado em Swab com meio de transporte Cary Blair para estabilizar a microbiota.
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Para lesões descamativas deve-se suspender um dia antes da coleta o uso de produtos dermatológicos, cosméticos e esmaltes. Em casos de lesões na virilha e/ou axila, não fazer depilação dois dias antes da coleta.
Pacientes que estejam fazendo uso de qualquer medicamento antifúngico local/tópico devem suspender o uso por pelo menos uns 10 dias antes da coleta. O uso de antifúngico sistêmico (por via oral e intravenosa) deve ser suspenso durante 30 dias se possível e conforme orientação médica.